Vem aí o 1º Encontro do SASF e de Coordenadores dos Fóruns de Gestores Federais nos Estados e no DF

Nos dias 16 e 17 de março de 2026, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, por intermédio da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF), promoverá o 1º Encontro do Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos (SASF) e de Coordenadores dos Fóruns de Gestores Federais nos Estados e no Distrito Federal.

O evento será realizado no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto e contará com a presença de gestores federais de todo o país, além de autoridades representantes de diversos ministérios.

O encontro tem como objetivo fortalecer a articulação, a integração e a uniformidade dos processos e procedimentos relacionados aos programas e projetos do Governo Federal nos estados e no Distrito Federal, potencializando sua implementação, com o envolvimento direto e qualificado dos gestores federais. A programação inclui, ainda, a posse dos 81 coordenadores designados para atuar nas unidades da Federação, reforçando a estrutura de articulação em cada estado e no Distrito Federal.

SASF

O Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos (SASF) é um instrumento estratégico de articulação e interlocução do Governo Federal com os estados, o Distrito Federal e os municípios. Instituído pelo Decreto nº 6.005, de 2006, o sistema reúne órgãos e entidades da administração pública federal com atuação nos territórios, com o objetivo de promover a cooperação federativa e apoiar a implementação das políticas públicas em todo o país.

O SASF tem como órgão central a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF), e como unidades setoriais aquelas designadas pelas autoridades máximas dos órgãos e entidades federais, responsáveis por fortalecer a articulação institucional e o alinhamento das ações governamentais nos territórios.

Fóruns de Gestores Federais

Os Fóruns de Gestores Federais nos Estados e no Distrito Federal foram criados em 2013 e são instâncias permanentes de articulação e integração entre os órgãos e entidades da administração pública federal com representação territorial. Vinculados ao SASF e coordenados pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, os Fóruns constituem espaços estratégicos de diálogo, cooperação e alinhamento institucional.

Com caráter consultivo e propositivo, os Fóruns têm como finalidade fortalecer a coordenação das ações governamentais nos territórios, promover a integração entre os órgãos federais e contribuir para a implementação mais eficiente das políticas públicas, em consonância com as diretrizes do Governo Federal.

Além disso, desempenham papel relevante na disseminação de informações sobre políticas públicas, na promoção da transparência e no apoio à realização de agendas institucionais e iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional, contribuindo para o fortalecimento do pacto federativo e da presença institucional do Governo Federal em todo o território nacional.

Serviço

1º Encontro do Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos (SASF) e de Coordenadores dos Fóruns de Gestores Federais nos Estados e no Distrito Federal

Data : 16 e 17 de março de 2026

Local : Auditório do Palácio do Planalto, Anexo I, Brasília

PROGRAMAÇÃO

Dia 16 de março (segunda-feira)

08:30 as 09:00 - Coffee break

09:00 as 10:00 - O processo de constituição do SASF em 2006, dos Fóruns de Gestores Federais nos estados e DF em 2013 e sua regulamentação em 2026:

Coordenação: Jéssica Italoema, Gerente/SEAF/SRI

Debatedores:

· Gerson Bittencourt, Secretário Especial da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República;

· Vicente Trevas, ex-secretário da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (2003-2007).

10:15 às 11:40 - O papel dos Gestores Públicos nos Estados e DF na implementação de programas do Governo do Brasil nos territórios:

Coordenação: Cerimonial/SRI

Debatedores:

· Ministra de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann

· Ministra de Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck

· Ministro de Estado da Secretaria Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos

· Ministro de Estado da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira

11h40 às 11h45 - ASSINATURA DA PORTARIA REGULAMENTANDO O SASF E DOS FÓRUNS DE GESTORES FEDERAIS

11h45 às 12h - POSSE DOS COORDENADORES DOS FÓRUNS GESTORES FEDERAIS NOS ESTADOS E DF

· Fala da Lorhany Almeida (MGI/SPU), coordenadora do Fórum de Gestores Federais de Minas Gerais;

· Posse dos Coordenadores por região;

12:00 as 14:00 - Almoço

14:00 as 15:30 - Reuniões dos Coordenadores dos Fóruns dos Gestores Federais nos estados e DF por região - Potencializar as ações do Governo do Brasil nos territórios

Grupo 1 Região Sul (Coord. Josias Lech e Luciano) Sala 405 do Palácio do Planalto

Grupo 2 Região Sudeste (Coord. Heluiza Pinheiro e Lucas) Sala 101 Anexo 1, Ala B do Palacio do Planalto

Grupo 3 Região Centro Oeste (Coord. Gabriel Azevedo e Rodrigo Clemente) - Sala 205 Anexo 1, Ala A do Palácio do Planalto

Grupo 4 Região Nordeste (Coord. José Ilário Marques e Elizeu Pinheiro Neto) - Sala 97, 4º andar do Palácio do Planalto

Grupo 5 Região Norte (Coord. Jéssica Italoema Moura e Alexandre Cruz) - Sala 94, 4º andar do Palácio do Planalto

14:00 as 15:30 - Reuniões integrantes do SASF - Potencializar as ações do Governo do Brasil nos territórios

Grupo 6 SASF (Coord. Leonardo Patrick Silva e Samara Carvalho) - Auditório Anexo 1, Ala B do Palácio do Planalto

Grupo 7 SASF (Coord. Maurílio Pedrosa e Roberta Martins) - Auditório CECAD

15:30 as 15:45 - Coffee break

15:45 as 16:30 - Apresentações dos Grupos  

Coordenação: Jéssica Italoema, Gerente SEAF/SRI;

16:30 as 17:00 - Conclusões finais  - Gerson Bittencourt, Secretário Especial de Assuntos Federativos

19:00 - Atividade cultural e de integração dos participantes do 1º Encontro do SASF e dos Coordenadores dos Fóruns de Gestores Federais nos Estados e DF

 

Dia 17 de março (terça-feira)

09 as 16h - Período para reuniões entre os Gestores Federais com seus respectivos Ministérios e Órgãos Públicos federais