Caravanas Federativas

Desde o início de 2023, com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a SRI assumiu o compromisso de tornar a estrutura governamental mais acessível e resolutiva, consolidando-se como elo estratégico entre municípios, estados, Distrito Federal e União, envolvendo gestores públicos de todas as esferas da federação. Sob a coordenação da SRI e de sua Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF), o atendimento de prefeitos e prefeitas voltou a ser prioridade, sempre com o objetivo de apoiar a implementação eficaz de políticas públicas. Dúvidas sobre liberação de recursos, propostas e contratos, interlocução com ministérios, acesso a sistemas como o Transfere.gov e soluções para obras paralisadas estão entre as demandas mais frequentes.
Nesse contexto, surgiram as Caravanas Federativas: ações que têm como objetivo levar aos estados e municípios representantes de órgãos federais, facilitando o diálogo com gestores públicos. Ao acolher as principais demandas dos entes federativos, a iniciativa não apenas ajuda a resolver pendências, como também contribui para a implementação de políticas públicas eficazes e amplia o acesso a programas do Governo Federal.
A primeira edição do evento itinerante ocorreu em 2023, na Bahia. Desde então, os eventos ocorreram também nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Piauí - com a presença do presidente Lula - e Pará.
Agora, sob a liderança da ministra Gleisi Hoffmann, as Caravanas retornam para uma nova etapa. Além do atendimento direto nos mais de 50 estandes, a nova edição conta com Oficinas Temáticas, Reuniões Federativas de Prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos federais e ainda debates com vereadores e vereadoras. O Fórum da Participação Social com a presença de movimentos sociais é outra novidade, ampliando o alcance e o impacto das ações e programas federais.
Últimas edições
Em setembro de 2025, as Caravanas Federativas passaram pelo Rio Grande do Norte e Maranhão. Juntos, os eventos reuniram mais de 8,5 mil participantes e ultrapassaram 9 mil atendimentos, com presença de 96% dos municípios dos dois estados. No RN, participaram 3.113 pessoas e no MA 5.315, incluindo ministros, parlamentares, autoridades e gestores estaduais e municipais, além de lideranças dos movimentos sociais.
Entregas e anúncios
Destaque para as entregas e anúncios de programas do governo federal nos dois estados.
No Rio Grande do Norte, a CBTU/Natal entregou dois trens de passageiros totalmente reformados e adaptados, enquanto o Ministério da Pesca e Aquicultura distribuiu certificados de registro e autorização de embarcações pesqueiras. O estado também recebeu o Programa Imóvel da Gente, que destinou imóveis da União para políticas públicas, incluindo a cessão de um imóvel ao Instituto Federal do RN e a autorização de uso sustentável para uma colônia de pescadores, beneficiando 30 famílias. Além disso, foram entregues máquinas agrícolas pelo Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq/MAPA), ações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/MDS) e lançado o Plano Safra da Agricultura Familiar.
Já no Maranhão, as entregas contemplaram 58 municípios com máquinas agrícolas, além da destinação de imóveis ao TRE, à Justiça Federal e a uma cozinha solidária voltada ao combate à fome. O Ministério da Cultura lançou o projeto MovCeu, com entrega de duas unidades ao estado, enquanto a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) distribuiu equipamentos para a agricultura familiar em seis municípios. A Conab assinou termos de pactuação do PAA, com investimento superior a R$ 65 milhões para a compra de 7.200 toneladas de alimentos de 4.300 agricultores, beneficiando mais de 127 mil famílias. O estado também foi contemplado com a expansão do programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações, que levará a nova parabólica digital a 163 mil famílias em 46 cidades.
Iniciativas como estas reforçaram o compromisso de deixar o Governo do Brasil ainda mais próximo de você, garantindo investimentos e apoio a políticas públicas locais.
Fique atento à programação!
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL
O Manual de Identidade Visual das Caravanas Federativas é um documento fundamental para garantir a padronização, a clareza e a força institucional da marca. Ele estabelece as diretrizes de uso do logotipo, das cores, da tipografia, dos slogans e de todos os elementos gráficos que compõem a identidade visual do evento.
Sua função é orientar a correta aplicação da marca em diferentes suportes e contextos — de convites e materiais impressos a mídias digitais e cenografia — assegurando consistência, reconhecimento imediato e fortalecimento da presença do Governo Federal junto a estados e municípios em todas as edições da Caravana.