Estados e Municípios

Governo Federal dá boas vindas a novos gestores em mais seis estados brasileiros

Os encontros fazem parte de uma série de ações que visam recepcionar e orientar prefeitos e prefeitas eleitas e reeleitas pelo país. Desta vez, os eventos ocorreram nos estados do Pará (PA), Mato Grosso (MT), Maranhão (MA), Alagoas (AL), Espírito Santo (ES) e Goiás (GO)

Gerente regional da SRI Ilário Marques realiza palestra em encontro regional no Maranhão.
Gerente regional da SRI Ilário Marques realiza palestra em encontro regional no Maranhão.

OGoverno Federal, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), esteve recentemente em mais seis estados brasileiros para integrar os encontros regionais de novos gestores, recém eleitos ou reeleitos no pleito municipal deste ano. Entre os dias 25/11 e 5/12, os eventos, que têm como objetivo recepcionar prefeitos e prefeitas eleitas e reeleitas, ocorreram no Pará, Mato Grosso, Maranhão, Alagoas, Espírito Santo e Goiás.

No Pará, o encontro recebeu a SRI e integrantes das bancadas Federal e Estadual para tratar de temas como captação de recursos e projetos para municípios. Em sua fala, o secretário-executivo da SRI, Olavo Noleto, lembrou que existe no Palácio do Planalto uma sala específica para apoiar gestores municipais. "Queremos auxiliar vocês, prefeitos e prefeitas, neste contato direto para arrecadar recursos, projetos e cuidar da cidade", disse. Além dos debates relacionados à gestão pública, o evento também serviu como espaço para falar de meio ambiente e da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em Belém no próximo ano.

O Governo Federal também esteve no 1º Encontro Regional – Gestores Municipais Eleitos e Reeleitos do Mato Grosso para entender as principais demandas e os desafios de quem assume as prefeituras a partir de janeiro. Rafael Bruxellas, secretário do Conselho da Federação - colegiado criado para promover a cooperação entre as três esferas do poder na gestão das políticas públicas - celebrou o retorno do diálogo federativo no governo Lula. “Nós tivemos uma retomada do diálogo federativo, que havia sido interrompido no final de 2022. Nós estamos fazendo esse processo a partir da escuta de uma demanda que estava reprimida dos prefeitos, porque não tinha nenhuma forma de atendimento, de recepção dessas demandas no Palácio do Planalto”, comenta.

Parcerias entre a Caixa Econômica Federal, Governo Federal e municípios também foram debatidas durante o 1º Encontro Regional para Gestores Municipais Eleitos e Reeleitos do Maranhão. Pela primeira vez, prefeitas e prefeitos dos municípios maranhenses puderam acompanhar painéis orientados sobre os desafios a serem enfrentados, promovendo troca de experiências e esclarecimentos para uma gestão qualificada.

Em Alagoas, a SRI, o governo estadual, a Caixa Econômica Federal e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) promoveram o Congresso dos Municípios Alagoanos, que reuniu prefeitos eleitos e reeleitos dos 217 municípios do estado. O encontro é conhecido por ser um dos principais fóruns de troca de experiência entre os servidores públicos da região, com palestras e oficinas voltadas para todos os setores da administração pública municipal, com ênfase em Gestão Pública, Finanças e Inovação. A participação da SRI no evento se deu com a palestra Governo Federal e Municípios: Parceria Que Fortalece o Brasil.

Já em Goiás, o Governo Federal atuou como um importante parceiro durante o Encontro Anual de Gestores 2024, promovido pela Federação Goiana de Municípios (FGM). Na ocasião, a SRI esteve representada pelo chefe de gabinete da Secretaria Executiva, Sérgio Alberto. Ele explicou aos presentes como funcionam os programas do governo federal e de que forma os municípios podem integrá-los. “É muito importante que esses programas do governo federal cheguem aos cidadãos. E a melhor forma de isso acontecer é por meio dos municípios”, afirmou.

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República também esteve no encontro de prefeitos do Espírito Santo, promovido pela Associação dos Municípios do Estado (AMUNES). Representando a SRI, o gerente regional Jaderson Braga explicou o trabalho da secretaria para os novos gestores. “No geral, o evento foi muito positivo. Tiramos algumas dúvidas, falamos sobre transição de governo e levamos informações referentes ao estado do Espírito Santo, bem como os investimentos do governo federal no PAC, na educação, na saúde e na assistência  social”. Jaderson aproveitou a ocasião para convidar os participantes para o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece em Brasília em fevereiro de 2025 e que contará com a presença do presidente Lula. No mesmo dia, a SRI também formalizou a criação do Fórum de Gestoras e Gestores Federais do Espírito Santo, marcando um novo capítulo na integração das políticas públicas federais no estado.

Sobre os Encontros Regionais

Desde o final de outubro, a SRI, por meio da SEAF, tem participado de eventos em todas as regiões brasileiras para receber prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos. Além de dar as boas-vindas, o objetivo é compartilhar informações sobre parcerias federais que apoiam o desenvolvimento local e promovem o crescimento integrado entre municípios e governo federal.

Até a segunda quinzena de dezembro, a SRI, em parceria com a Caixa Econômica Federal e com entidades municipalistas, estará presente em encontros regionais para recepcionar mais de 5,5 mil prefeitos e prefeitas em todos os estados da federação.

Para saber mais sobre o calendário de encontros regionais pelo país ou baixar o Manual de Transição para novos prefeitos e novas prefeitas, acesse a prévia do Portal Federativo: uma nova ferramenta de gestão pública com informações essenciais, recursos e ferramentas destinados a prefeitos (as), governadores (as), secretários (as) e gestores (as) estaduais e municipais. O portal será lançado em fevereiro de 2025.