Caravanas Federativas voltam a percorrer o Brasil
Além do atendimento direto aos gestores, a nova edição contará com painéis, palestras, participação de movimentos sociais e atrações culturais, ampliando o alcance e o impacto das ações

A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República retoma, em 2025, as Caravanas Federativas, iniciativa que leva serviços, informações qualificadas e apoio técnico diretamente a estados e municípios. Reformulada, a ação volta com um novo formato, ampliando a oferta de atendimentos e promovendo ainda mais diálogo entre o Governo Federal e os entes federativos.
Com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu terceiro mandato, a SRI assumiu o compromisso de tornar a estrutura governamental mais acessível e resolutiva, consolidando-se como elo estratégico entre União, estados, municípios, Distrito Federal e parlamentares. Sob a coordenação da SRI e de sua Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF), o atendimento a prefeitos e prefeitas voltou a ser prioridade, sempre com o objetivo de apoiar a implementação eficaz de políticas públicas. Dúvidas sobre liberação de recursos, propostas e contratos, interlocução com ministérios, acesso a sistemas como o Transfere.gov e soluções para obras paralisadas estão entre as demandas mais frequentes.
Foi nesse contexto que nasceu a Caravana Federativa. Desde 2023, a iniciativa já passou pela Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Pará e Piauí — com a participação do presidente Lula em Teresina.
Agora, sob a liderança da ministra Gleisi Hoffmann e do secretário de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro, as Caravanas retornam para uma nova fase. Além do atendimento direto, a nova edição contará com painéis, palestras, participação de movimentos sociais e atrações culturais, ampliando o alcance e o impacto das ações.
“Com essa agenda, a SRI reafirma sua missão de ser a ponte entre o Governo Federal e os entes federativos, transformando demandas em soluções e fortalecendo continuamente o pacto federativo. Nosso compromisso é promover uma gestão pública mais eficiente, participativa e capaz de gerar resultados concretos para a população”, afirmou a ministra da SRI, Gleisi Hoffmann.
O Secretário Júlio Pinheiro destaca que o Governo Federal reconhece e valoriza o papel essencial de estados e municípios na consolidação do pacto federativo. “É na união de esforços que políticas públicas, programas e projetos ganham força e transformam a vida da população em cada canto do país. A Caravana Federativa tem exatamente esse objetivo: aproximar União, estados e municípios, agilizar o encaminhamento de demandas junto aos órgãos federais e, ao mesmo tempo, promover o diálogo com gestores públicos e movimentos sociais”, aponta.
A nova fase das Caravanas Federativas tem estreia confirmada no Rio Grande do Norte, nos dias 4 e 5 de setembro. Depois, segue para o Maranhão. Para mais detalhes sobre a programação, acesse: https://portalfederativo.gov.br/pt-br/caravanas-federativas