CARAVANAS FEDERATIVAS
Caravana Federativa do Maranhão reúne mais de 9 mil gestores de 206 municípios
Mais de 30 ministérios e 21 órgãos federais participam de mutirão de serviços às prefeituras

A segunda edição da Caravana Federativa no Maranhão reuniu mais de 9 mil gestores de 206 dos 217 municípios do estado. O evento organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência levou dezenas de órgãos federais para a capital maranhense, prestando mais de 3 mil atendimentos.
O evento foi aberto pelas ministras Márcia Lopes (Mulheres), André Fufuca (Esportes), Márcio Macedo (Secretaria Geral), Wolney Queiroz (Previdência Social), o Secretário de Assuntos Federativos da SRI, Júlio Pinheiro, além do governador Carlos Brandão.
“Hoje Brasília se muda para o Maranhão, neste maior evento de gestão pública do Brasil. A caravana tem feito esse grande trabalho. Aqui os projetos realmente saem do papel e as pessoas acreditam nessa grande parceria com o presidente Lula”, disse Brandão.
O Secretário Júlio Pinheiro também ressaltou a estratégia de aproximar o governo federal dos municípios. “É uma determinação do presidente Lula para que a gente vá onde os gestores estão, que a política pública funcione na ponta”, disse o secretário. O tom foi o mesmo adotado por outros ministros, como a titular da pasta das Mulheres:

“Promover esse momento de diálogo, comunicação e transparência é fundamental. O Ministério das Mulheres está aqui para acolher todas as mulheres, de todos os setores. Quem cuida das mulheres, cuida da sociedade. Essa é a nossa determinação: garantir às mulheres o seu protagonismo”, afirmou Márcia Lopes.
Resolver problemas
Nos dois dias do eventos, gestores do governo federal participaram de diversos painéis sobre investimentos no estado, além de encontros com vereadores, prefeitos e movimentos sociais. Grande parte do movimento se concentrou nas dezenas de estandes dos ministérios, com gestores ávidos por informação e respostas sobre convênios e outros programas para os municípios.
No estande do Ministério da Educação, o vereador Jhonata Coelho e a secretária de educação de Mirinzal, Francisca Cardoso, procuravam atualizações sobre um convênio para a construção de uma creche no município.

“A gente veio aqui para saber sobre o cronograma de obras de uma creche e também para ver como conseguimos mais um equipamento para o município”, disse o vereador. Para a secretária, a caravana “é uma oportunidade muito importante para tirar dúvidas e resolver problemas que, em outro caso, teríamos de ir para Brasília”, disse.
Entregas
Durante o evento, foram feitos vários anúncios e entregas para as prefeituras maranhenses. A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco) entregou tratores, grades, carretas e kits de irrigação para vários municípios como Barreirinhas, Cidelândia e Icatu.
O Ministério da Justiça também assinou termos para a cessão de patrimônio da União para obras de infraestrutura. Ministério da Cultura, MAPA e outros ministérios fizeram entregas simbólicas para os prefeitos contemplados.
A Caravana Federativa é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. O objetivo principal é aproximar o governo federal dos gestores municipais, concentrando em um único espaço vários ministérios em uma espécie de mutirão de serviços.