missão brasília
SRI recebe lideranças municipais e empresários de Feira de Santana (BA)
Encontro teve como objetivo acolher demandas e fortalecer o diálogo federativo na região. Além da comitiva, evento em Brasília reuniu o secretário de Assuntos Federativos da SRI, Júlio Pinheiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, entre outras autoridades.

Brasília, 18 de setembro de 2025 – A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) recebeu, nesta quinta-feira, uma comitiva de prefeitos, vereadores, líderes do Legislativo e empresários de Feira de Santana (BA). Parte da “Missão Brasília 2025”, o encontro teve como principal objetivo apresentar as demandas do município ao Governo Federal, em busca de apoio para o desenvolvimento local.
O evento ocorreu no auditório do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI/PR) e foi articulado pelo deputado federal Zé Neto (PT-BA). Também participaram da mesa de debates o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o secretário de Assuntos Federativos da SRI, Júlio Pinheiro, que representou a ministra Gleisi Hoffmann, chefe da pasta.
Em sua fala, o secretário Júlio Pinheiro destacou a importância da iniciativa para aproximar o Governo Federal das necessidades de Feira de Santana. “O Governo Federal já tem investido muito na cidade, com programas como o PAC. Não tenho dúvida de que essas demandas serão muito bem acolhidas pela Presidência da República e encaminhadas aos ministérios”, afirmou.
O secretário também ressaltou a força política da Bahia no cenário federal. “A Bahia é muito bem representada no Governo Federal, o que ajuda a impulsionar as demandas do estado como um todo”, acrescentou.
Entre as prioridades apresentadas pela comitiva estão pautas como a gestão hídrica, a duplicação do Anel de Contorno e investimentos para o aeroporto local.
De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Governo Federal está comprometido em apoiar Feira de Santana, tanto na melhoria de serviços públicos quanto em obras estruturantes, como a duplicação de rodovias e investimentos do PAC. “Feira de Santana possui um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, é uma cidade de grande importância econômica e populacional, já muito robusta, e que tem todas as condições de se projetar ainda mais para o futuro”, destacou.
A comitiva da Missão Brasília 2025 é composta por cerca de 300 empresários, autoridades políticas e lideranças locais com o propósito de apresentar ao Governo Federal e ao Congresso Nacional as principais demandas de Feira de Santana. Idealizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, a iniciativa conta com uma ampla programação que inclui agendas em sete ministérios.